notícias Microscópio doado pela Chevron Brasil é entregue ao IPPMG/UFRJ

O laboratório de diagnósticos avançados do câncer do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já está utilizando o microscópio de fluorescência doado pela Chevron Brasil. Equipado com sistemas de análise e reagentes, o novo equipamento se soma a outro microscópio existente para a realização de análises de exames no tempo adequado. 

A doação faz parte do programa de investimento social da Chevron na área de saúde. “Essa iniciativa é um exemplo de nosso compromisso junto às comunidades onde atuamos e reforça nosso interesse em continuar a desenvolver ações nesta área”, afirma Patrícia Pradal, Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Assuntos Corporativos da Chevron.

Atualmente, o laboratório realiza 520 exames de diagnóstico e acompanhamento por ano, atendendo a 160 pacientes com leucemias, linfomas e alguns tumores sólidos. Com o novo microscópio, a capacidade de realização de exames será dobrada e a unidade também poderá atender outros hospitais pediátricos públicos do Rio de Janeiro. Hoje, além do hospital do IPPMG, a unidade atende os hospitais Federal da Lagoa, Servidores do Estado e São José do Avaí.

“Essa doação foi um ganho enorme para o laboratório em função da grande limitação que tínhamos para analisar os pedidos de exames que chegavam. Essas análises são fundamentais para fazer o diagnóstico preciso ou ajustes no tratamento”, explica Elaine Sobral da Costa, coordenadora do laboratório.

Além das avaliações para a identificação de câncer, o microscópio também poderá ser usado para diagnosticar alterações genéticas herdadas, como síndrome de Down e síndrome de Turner. 

“Para nós, é muito gratificante poder contribuir com o laboratório, que realiza um importante trabalho no diagnóstico do câncer infantil e outras doenças no estado do Rio de Janeiro”, diz Charles Guerra, Coordenador de Políticas e Relações Governamentais da Chevron.

Por estar ligado à UFRJ, o laboratório é um importante centro de treinamento e pesquisa e referência nacional no desenvolvimento de novas estratégias para diagnóstico e acompanhamento de câncer infantojuvenil. Com o aumento da capacidade de atendimento, a unidade poderá capacitar novos profissionais qualificados na área e, no médio prazo, a expectativa é criar o primeiro curso de capacitação em laboratório para o câncer pediátrico.