tecnologia
movidos pela engenhosidade humana
Na Chevron, há décadas que inovamos para ajudar a resolver os desafios energéticos. Acreditamos no poder da engenhosidade humana para dimensionar soluções inovadoras e acessíveis para ajudar a apoiar um sistema energético resiliente.
No Brasil, usamos tecnologias inovadoras para acessar dados e informações para desenvolver, de maneira segura e eficiente, nossos ativos juntos com nossos parceiros de negócios e buscar novas oportunidades de investimentos para a companhia.
Ao longo dos anos, a Chevron investiu, por meio de parcerias estabelecidas com algumas das maiores universidades brasileiras*, em diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) apoiando o:
- Mapeamento da fauna na costa brasileira;
- Estudo dos possíveis impactos ambientais da exploração de petróleo; e
- Desenvolvimento de tecnologia e software para melhor entender a formação geológica das diferentes bacias do país.
*Parcerias foram estabelecidas com as seguintes instituições: a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Você sabia?
A implementação de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Brasil está vinculada ao volume de produção e supervisionada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A cláusula de P&D estabelece que os concessionários devem realizar despesas qualificadas como pesquisa e desenvolvimento em valor correspondente a 1% (um por cento) da receita bruta da produção dos campos que pagam Participação Especial.