notícias Liderança em tempos de crise é tema de webinar do IBP

A Chevron Brasil participou no dia 15 de outubro do quinto encontro da série Liderança Feminina em Pauta, programa promovido pelo Comitê de Diversidade do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP). Desta vez, o tema do webinar foi sobre liderança em tempos de crise e teve a participação de Patricia Pradal, Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Assuntos Corporativos da Chevron Brasil; Carla Lacerda, Presidente da ExxonMobil Brasil; e Flávia Leão, Gerente do Escritório Brasil da Russell Reynolds.

Patricia abriu o webinar enfatizando o momento atual pelo qual estamos atravessando e como algumas competências podem contribuir para uma liderança eficaz em momentos difíceis. Já Carla Lacerda lembrou que a indústria de óleo e gás também passa por uma crise sem precedentes e destacou a importância da gestão por propósito para ajudar líderes a enxegarem além do curto e médio prazo.

 “A discussão de hoje é importante não apenas para o nosso ambiente de negócios, mas também para a nossa vida pessoal porque o que estamos enfrentando agora é de uma enorme complexidade que não estávamos esperando”, disse Patricia. 

Durante sua fala, Flávia explicou do ponto de vista neurológico como construimos determinadas habilidades e destacou a importância das crises para desenvolvimento profissional. Ela também abordou os comportamentos que ajudam e atrapalham um líder em períodos de crise, além de responder a perguntas dos participantes.

“A crise é um ótimo momento para ver quem se destaca porque são as pessoas que conseguiram flexibilizar, mudar sua forma de fazer para responder àquele cenário. Isto é um grande indicador de potencial”, afirmou Flávia.