notícias Equipamentos de hospital de campanha são doados para universidades do Rio de Janeiro

Após quatro meses de funcionamento, o hospital de campanha Lagoa-Barra – construído graças às doações da Chevron Brasil e de outras empresas - foi desativado. O local atendeu a pacientes com COVID-19 de comunidades vizinhas, como Rocinha e Vidigal, no Rio de Janeiro.

A boa notícia é que com o encerramento das atividades no local, os equipamentos usados na unidade estão sendo doados para os hospitais universitários do Fundão, na UFRJ, e Pedro Ernesto, da UERJ. 

Com um total de 200 leitos, o hospital de campanha atendeu 742 pacientes com COVID-19 de abril a agosto de 2020. O investimento na construção totalizou R$ 60 milhões, sendo que R$ 5 milhões foram financiadas pelas empresas do setor através do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP). 

Além do hospital de campanha, a Chevron Brasil também doou mais de 5 mil aventais médicos descartáveis e máscaras para o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG/UFRJ). O hospital pediátrico recebeu ainda 1.800 kits de higiene pessoal para distribuir aos pais que acompanham os filhos hospitalizados.

Os kits foram doados por voluntários da empresa, que levantaram fundos para a compra de sabonete, creme dental e escova de dentes.