notícias Diversidade e inclusão é tema de webinar promovido por comitê do IBP

A Chevron Brasil participou no dia 28 de maio de webinar sobre diversidade e inclusão na indústria de O&G, promovido pelo Comitê Jovem do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP). O objetivo do encontro virtual foi discutir a importância de garantir e valorizar a pluralidade da sociedade no ambiente de trabalho.

Dois profissionais representaram a Chevron na webinar: Fernando Carneiro, Gerente de Recursos Humanos, como palestrante e Ludmila Sampaio, Engenheira de Perfuração e também integrante do comitê, como uma das mediadoras. O painel virtual também contou com a participação de representantes do IBP e da Repsol Sinopec Brasil.

Ludmila destacou o  trabalho do Comitê no sentido de trazer para as discussões o papel da diversidade na formação dos times nas empresas, considerando fatores como gênero, idade, nacionalidade, posição social e orientação sexual.

Já Fernando falou sobre a importância de se combater, de forma permanente, o preconceito no mundo corporativo e como respeito, engajamento e oportunidades de crescimento para todos influenciam no ambiente de trabalho e, consequentemente, nos resultados dos negócios das empresas.

Ele citou ainda programas da Chevron voltados para diversidade e inclusão, como as redes de relacionamento de empregados e a realização de processos seletivos por comitês representativos. As iniciativas já renderam à empresa duas premiações: Melhores Empresas para Mulheres 2019, editada pela Forbes, e Melhores Empresas para Pessoas com Deficiência 2019, pela Disability Equality Index.

“Reconhecemos que ainda existem desafios e que não temos todas as respostas. Mas sabemos que estamos no caminho certo e aprendendo mais um pouco a cada dia”, concluiu.

O Comitê Jovem é um grupo multidisciplinar, formado por jovens entre 20 e 35 anos e colaboradores de empresas associadas ao IBP, com o objetivo de trazer uma visão diferenciada para as discussões inerentes à indústria de O&G.