notícias Novas salas de exame humanizadas são entregues para hospital no Rio

A Chevron Brasil em parceria com o Instituto Desiderata e a Secretaria Municipal de Saúde entregaram nesta sexta-feira, 22 de julho, duas novas salas de exames que marcam a conclusão do projeto de humanização do setor de radiologia do Hospital Municipal Jesus (HMJ). Especializada em atendimentos pediátricos, unidade realiza 50 mil consultas por ano e é referência para o diagnóstico de câncer infantil na rede pública do Rio de Janeiro.

Assinado pelo arquiteto e artista Gringo Cardia, o projeto transformou todo o setor de exames em um ambiente lúdico e agradável, inspirado no fundo do mar. Associado a uma equipe com expertise para o trabalho, o ambiente humanizado permite que exames demorados e que, muitas vezes, exigem procedimentos invasivos sejam realizados de maneira mais tranquila, acalmando os pacientes e responsáveis.

O setor recebeu também um aparelho telecomandado, doado pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF) ao hospital. O equipamento permite a realização de estudos contrastados de maneira dinâmica em tempo real, permitindo a aquisição da imagem da escopia, muitas vezes submetendo a criança a uma exposição à radiação menor que a de uma radiografia convencional. O HMJ é o único hospital da rede pública municipal a realizar exames contrastados e atende pacientes de zero a 18 anos de todo o estado do Rio de Janeiro.

jardim das águas vivas e sala dos robôs submarinos

A nova Sala do Telecomando foi transformada em um universo carregado de luz e movimento, chamado Jardim das Águas Vivas. Já a Sala dos Raios X virou a Sala dos Robôs Abissais: nela, os equipamentos são representados por robôs subaquáticos.

“Os espaços onde os pacientes são tratados têm profundo impacto em sua recuperação e promovem uma experiência muito mais sensível e acolhedora também para suas famílias e os profissionais que os atendem. Com esta entrega, nós concluímos a ambientação de todo o setor de radiologia do hospital – um trabalho que não seria possível sem uma parceria de longa data com o poder público e as empresas que acreditam na causa da saúde infantil – e esperamos estender essa experiência para outros espaços de atendimento”, reforça a Diretora Executiva do Instituto Desiderata, Renata Couto.  

Além da humanização das salas de exame, também foram realizadas melhorias nos espaços de circulação e espera e ainda em outras duas pequenas salas de exame, que possibilitam mais conforto para os pacientes e acompanhantes.

“É muito gratificante e um orgulho para nós poder contribuir com este projeto. Acreditamos que uma comunidade bem-sucedida está diretamente relacionada à saúde e ao bem-estar das pessoas. Por este motivo, nosso programa de investimento social busca iniciativas que atendam às demandas e necessidades das comunidades onde operamos”, afirma Mariano Vela, Presidente da Chevron Brasil.