notícias Chevron Brasil apoia projeto social para impulsionar agricultura familiar em São João da Barra

A Chevron Brasil está apoiando mais um projeto social no município de São João da Barra, no estado do Rio de Janeiro. A iniciativa tem por objetivo fortalecer a cadeia produtiva de pequenos empreendedores agrícolas da comunidade Alto do Cardeiro, promovendo o desenvolvimento sustentável da região e, por consequência, maior geração de renda para os produtores.

O projeto é uma parceria firmada com a Porto do Açu Operações e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Com duração de um ano e meio,  receberá investimentos de cerca de US$ 40 mil – onde 58% dos recursos serão provenientes da Chevron Brasil e 42% da Porto do Açu. 

“Estamos muito felizes em fazer parte desta parceria. Ao apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento de pequenos empreendedores, estamos contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva da região e, consequentemente, para o progresso da economia local”, afirma Mariano Vela, Presidente da Chevron Brasil.

O projeto piloto já está em andamento, conduzido pela equipe da UFRRJ, atuando no levantamento de dados sobre a agricultura familiar na região para, em seguida, definir um plano de ação em conjunto com as famílias participantes. Também está prevista a presença de dois agrônomos residentes na comunidade ao longo de todo o trabalho para oferecer assistência técnica e de gestão para uma produção com qualidade, em escala e sustentável pelos agricultores.

A agricultura é uma das principais atividades econômicas em São João da Barra, sendo praticada majoritariamente por pequenas famílias de agricultores para sua subsistência ou para  complementar a renda familiar. Com baixos recursos para investir em novas práticas e em inovação, a atividade de cultivo e produção se mantém de maneira tradicional. 

A expectativa é que o projeto social traga oportunidades de implementação de novas técnicas, proporcionando maior produtividade e qualidade das culturas, ampliação nos pontos de comercialização e maior desenvolvimento do setor na região.