notícias Artesãs em São João da Barra concluem curso de projeto social apoiado pela Chevron Brasil

A manhã do dia 15 de outubro foi de muita emoção para as artesãs da Escola de Negócios da Rede Asta, projeto social apoiado pela Chevron Brasil em São João da Barra. O grupo de 30 empreendedoras participaram de uma cerimônia de formatura virtual marcando o término do curso que ensinou a elas ferramentas para promover e impulsionar seus negócios.

O evento contou com a participação da Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Assuntos Corporativos da Chevron, Patricia Pradal; e do Coordenador de Responsabilidade Social da Chevron, Charles Guerra.

“Esta é uma parceria muito rica e importante para nós porque transforma a arte de vocês em negócios sustentáveis. Já desenvolvemos esse projeto em outros lugares, mas escolhemos São João da Barra desta vez porque temos o compromisso de continuar apoiando o progresso do município”, afirmou Patricia.

Histórias de transformação, motivação e autoconhecimento rechearam a cerimônia e emocionaram a todos que participaram do evento online. Ao final, a artesã e oradora da turma, Vera Lúcia Francisco da Silva, fez um discurso emocionado: “Iniciamos nosso curso de uma forma e hoje nossa formatura será um pouco diferente do que pensamos. Nós nos acostumamos com a tecnologia digital por causa da pandemia e hoje ela é a base do nosso negócio. Só temos a agradecer as mentorias maravilhosas que recebemos e nos ensinaram a ter paciência e dedicação para alcançar nossos sonhos”.

O curso, que começou presencial, foi totalmente remodelado para o formato digital para atender à nova realidade de isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus. A Rede Asta, parceira da Chevron Brasil no projeto social, revisou todo o conteúdo e passou a adotar ferramentas como Zoom, Instagram e WhatsApp para manter o envolvimento das artesãs.

“Estamos muito orgulhosos de ter conseguido atravessar esse período junto com vocês. A pandemia trouxe esse ponto positivo: nos reinventamos e criamos novas oportunidades”, disse Rachel Schettino, fundadora da Rede Asta.

Durante a cerimônia, a Rede Asta apresentou o catálogo de produtos da Rede Criativa de São João da Barra – organização criada pelas próprias artesãs para promover os itens produzidos por elas. O produto foi desenvolvido por Fernanda Sklovsky, designer da Rede Asta, em parceria com a empresa de design Oster.

Para encerrar o evento online, a instituição apresentou os resultados que reforçam o sucesso do projeto em São João da Barra: 138 horas de atividades em 46 encontros online, com 90% de presença dos participantes, o que resultou em 10% de crescimento nos negócios das empreendedores pelo índice de relatório de diagnóstico elaborado pela Rede Asta.

“Estamos muito felizes com o resultado do projeto que sempre teve como propósito ajudar as artesãs a impulsionarem seus negócios”, disse Charles Guerra.