voluntariado

incentivando funcionários a participarem de causas sociais

 A Chevron está comprometida em compartilhar energia humana, apoiando as comunidades onde operamos a properar. Para alcançar este objetivo contamos com o apoio dos nossos funcionários, que investem o seu tempo participando em causas sociais.

Energia Solidária é o programa de voluntariado da Chevron Brazil criado em 2011. Ele proporciona aos voluntários uma forma de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, compartilhando experiências e competências com os beneficiários de projetos sociais, parceiros de organizações sem fins lucrativos e outros stakeholders importantes. 

“Participo desde o lançamento do Programa Energia Solidária da Chevron. As ações destes anos foram muito positivas e deixaram marcas em todos os envolvidos. Na minha opinião o programa de voluntariado é uma das melhores formas de despertar o nosso orgulho pela empresa que trabalhamos. E mais, campanhas como esta nos mostram na prática que Integridade e Diversidade fazem parte de nossas vidas!”

Juliana Crochemore

especialista de contratos de Producao e Operação, Chevron Brasil

employee commitment icon

Você sabia?

No dia 5 de dezembro se comemora o Dia Internacional do Voluntariado. O dia foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985 e é comemorado em diversos países com ações que enfatizam a importância daquele que doa seu tempo, trabalho e talento para melhorar vidas.

Em 2017, o programa apoiou a primeira iniciativa de voluntariado da indústria em parceria com 11 empresas de petróleo e gás e o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP): a Trilha Empreendedora. Sob a coordenação da Junior achievement, o projeto tem como público alvo, alunos do ensino médio, em escolas pertencentes ao Programa Inovador de Ensino Médio (PRO-EMI) no Rio de Janeiro.

O objetivo da Trilha Empreendedora é inspirar e formar jovens preparados para o mercado de trabalho, através do desenvolvimento de habilidades e competências empreendedoras. As atividades educacionais são conduzidas por professores com o apoio de profissionais da indústria de petróleo e gás, que se voluntariam para compartilhar seus conhecimentos e experiências sobre o mercado de trabalho, habilidades profissionais e oportunidades de desenvolvimento de carreira com os alunos, ajudando a prepará-los para uma carreira de sucesso.

resultados em 2017

best in class icon

+1400

alunos

government icon

12

escolas de rede pública

training development icon

24

professores

workforce engagement icon

85

vonluntários

“Com o sucesso do programa em 2017, já estamos preparando uma nova versão para 2018, quando esperamos atingir mais alunos e ainda mais voluntários. Aproveito para agradecer aos voluntários deste ano. Mostramos que com muito pouco, podemos fazer uma grande diferença.”

Ana Lopes

Gerente de PGPA, Chevron Brasil

O projeto continua em 2018, englobando uma série de atividades voltadas ao empreendedorismo, preparação para o ingresso no mercado de trabalho e sessões de educação financeira direcionadas a 24 escolas públicas do estado do Rio de Janeiro e espera beneficiar cerca de dois mil jovens. No primeiro semestre deste ano, a Trilha Empreendedora já esteve em 11 escolas e mobilizou 140 voluntários.

Este programa está sendo implementado de acordo com os seguintes Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas:

   

mais sobre o nosso investimento social no Brasil